quarta-feira, 27 de abril de 2016

PALMARES-PE



   Palmares é uma das cidades mais tradicionais de Pernambuco. O seu nome recorda a rebelião dos negros que, no começo do século XIX, se constituíram em República Independente, sob a denominação de República dos Palmares. Segundo a tradição local próximo à cidade- na foz do Rio Pirangy – havia um reduto da famosa República dos Negros cujo centro era localizado na serra da Barriga no município de União dos Palmares, do vizinho Estado de Alagoas originando-se daí o nome da comuna.
   Em  princípios do século XIX existia na região um aldeamento de índios com a denominação de Trombetas. Posteriormente o Governo Imperial fez doação de terras que margeavam o Rio Uma a membros de uma família chamada Montes. Passou então o local a ser chamada Monte depois substituído por Una devido à proximidade do rio.
   Com a  chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Sul de Pernambuco em 30 de novembro de 1862, tomou incremento fora do comum o desenvolvimento da povoação. Tendo vista a posição privilegiada da cidade,  a estrada de ferro ali localizou o escritório central da administração, oficinas, almoxarifado, armazéns, etc., Palmares, consequentemente, o centro comercial da região.
   Na cidade haviam Biblioteca Benigno Barros; Igreja Presbiteriana de Palmares; Igreja Matriz de Palmares; Clube Literário; Ginásio Nossa Senhora de Lourdes e a Escola Técnica de Comércio e a Escola de Aprendizagem Industrial- SENAI; Abrigo São Francisco e o Hospital Regional de Palmares. Circulava na cidade um quinzenário – A Notícia – com 52 anos de existência (em 1958), havendo ainda uma bem montada tipografia.
   A Lei municipal  nº 170, de 5 de agosto de 1953 elevou Palmares a categoria de município autônomo.


Vista da passagem do Rio Una pela cidade


Fonte da Praça Ismael Gouveia, em conclusão


Ginásio Municipal Fernando Pinto Ribeiro


Outros aspectos da Praça Ismael Gouveia


Vista parcial da Praça Ismael Gouveia



Praça Paulo Paranhos, vista do lado direito


Praça Paulo Paranhos, vista do lado esquerdo


Residência do Bispo da futura Diocese em fase de conclusão

Vista da feira na Rua Fausto Figueiredo


Vista da Praça Ismael Gouveia


Vista da Praça Santo Amaro


Vista do templo presbiteriano


Vista parcial aérea da feira


Vista parcial da Rua Vigário Bastos


Vista parcial do Rio Una e da cidade











Nenhum comentário:

Postar um comentário